­

LISBOA - PORTUGAL

Projecto / Project

Ano / Year:

Memória Descritiva / Descriptive Memory:

Numa sociedade aparentemente aberta, transparente, muito globalizada constata-se uma progressiva e abrupta opacidade das relações interpessoais. Cada vez mais os indivíduos estão voltados para si. É difícil ao indivíduo criar o seu próprio caminho, efectuar as suas próprias escolhas e lidar com juízos de valor de terceiros. A responsabilidade entre o mundo estético e ético é cada vez mais difícil.

A procura de uma nova identidade, construir um novo “eu” alicerçado num mundo imaginário, ilusório e criativo é fundamental. É importante estabelecer uma dialéctica entre conceitos como: da Ideia à Matéria, do Sagrado ao Profano, da Ética à Estética.

Vivemos assim numa sociedade em que dificilmente se distingue aquilo que eu posso, aquilo que me é imposto e aquilo que eu quero, sem termos a noção do que é útil, inútil e quiçá fútil.

Desta forma estabelecemos e representamos a dualidade existente entre dois mundos distintos, mas simetricamente reflectidos: um mundo criativo (opaco) e um mundo real (transparente).

O espaço, simétrico na sua arquitectura, sugere a forma de um H (Homem – centro do Universo) e permite através de uma passagem estabelecer uma fronteira entre o mundo criativo, onde tomamos decisões e estabelecemos livremente um caminho para chegar a um resultado final e o mundo real onde colocamos esse mesmo resultado à apreciação de terceiros. Em suma, a dicotomia existente entre o livre arbítrio (instalação) e o juízo final (exposição).

Na instalação estão expostos diversos elementos que foram parte integrante do processo criativo e conceptual das peças exibidas na exposição.

Objectos do quotidiano, combustível das ideias, componentes imprescindíveis à vida e criatividade de um designer reunidos e dispostos de forma ordeira numa sala.

Colocamos a questão ao visitante: Para uma boa ideia surgir quantas folhas são riscadas, canetas gastas, cafés bebidos, maços de tabaco fumados, quilómetros percorridos, (…)

A liberdade de escolha, a opinião e o próprio juízo final que cada indivíduo tem, é a grande questão a ter em conta na nossa intervenção.

.

exd 11 lisboa ipotz 002